Varicella Zoster (VZV)
Varicella Zoster (VZV) é um vírus de DNA pertencente à família dos Herpes vírus, em crianças é comumente conhecida como catapora e em adultos com mais de 50 anos manifesta-se como herpes zoster.
O vírus é transmitido através de gotículas e aerossóis de uma pessoa infectada para outra não infectada, e tem como característica principal se disseminar via hematogênica, posteriormente para a pele e mucosas, assim o diagnostico através da PCR por ser feito com amostras de swabs das lesões e sangue total.
O VZV causa lesões vesiculares semelhantes ao herpes vírus simples, formando úlceras, podendo também atingir o sistema nervoso central e periférico causando cefaleia e mialgias sistêmicas, além de pneumonia e infecções secundárias das lesões.
O quadro de reativação do vírus ocorre principalmente em pacientes acima dos 50 anos e imunocomprometidos podendo levar a uma evolução desfavorável como infecção disseminada, encefalite, hepatite e pneumonia. Raramente ocorre a transmissão congênita.
Necessário a investigação de paciente principalmente jovens acometidos pelo HIV que manifestam as erupções características da varicela zoster para notificação do serviço de saúde do município.
Para a detecção por PCR (reação em cadeia da polimerase) podem ser utilizados diversos materiais, sangue total, coleta das lesões ulcerativas, biópsias, líquidos corporais e líquido amniótico.
Referências:
1- HENRY, J.B. - Diagnósticos Clínicos e Tratamento por Métodos Laboratoriais. 20a ed. Barueri: Editora Manole, 2008, 1618p
2- SOARES, J. L. M. F.. Métodos diagnósticos: consulta rápida. Porto Alegre: ARTMED, 2002. . ISBN: 85-7307-864-2.
3- Johnson, Grant, et al. "Comprehensive PCR-based assay for detection and species identification of human herpesviruses." Journal of Clinical Microbiology 38.9 (2000): 3274-3279.
4- SALAVERT, M., et al. Role of viral infections in immunosuppressed patients. Medicina Intensiva (English Edition), 2011, 35.2: 117-125
Download do arquivo