HLA-B27

Categoria: Notícias | Data: 07.08.2023
HLA-B27

Antígeno leucocitário humano (HLA) é um conjunto de antígenos expressos nas membranas celulares codificados por um grupo de genes extremamente polimórficos situados no braço curto do cromossomo 6. A presença ou ausência de certos alelos HLA (e consequentemente dos antígenos HLA correspondentes), está associada à maior probabilidade de ocorrência de determinadas doenças.

Importância do teste HLA-B27 e sua associação com doenças reumáticas

O antígeno HLA-B27 é um marcador associado às espondiloartrites, que compreendem a espondilite anquilosante (EA), a artrite reativa (antigamente denominada Síndrome de Reiter), a artrite psoriásica, a espondiloartrite relacionada à doença inflamatória intestinal e a espondiloartrite indiferenciada.

Entre as espondiloartrites, a espondilite anquilosante (EA) é a doença inflamatória mais comum em homens e afeta predominantemente as articulações da coluna e da pelve. Apesar de habitualmente ser identificada entre a segunda e terceira décadas de vida, a doença também pode ter o início na infância e mais raramente depois dos 40 anos. No Brasil, cerca de 65% a 90% pacientes com diagnóstico definido de EA, apresentam o antígeno HLA-B27 positivo. A doença também tem correlação com histórico familiar: em média, 10% a 30% dos indivíduos no grupo de familiares de primeiro grau de pacientes portadores desenvolvem a doença.

A doença também pode levar ao surgimentos de manifestações extra-articulares, como a uveite anterior aguda, com- plicações cardíacas e envolvimento pulmonar. Normalmente essas ocorrências surgem após os sintomas articulares, mas em alguns casos podem precedê-las e constituir o primeiro sinal da doença. A uveite anterior aguda, que está relacionada com a espondilite anquilosante, é a manifestação extra-articular mais comum. A presença do HLA-B*27 apresenta o risco de evolução para esta doença em aproximadamente 50%. Predominantemente ocorre em indivíduos do sexo masculino.

Diagnóstico laboratorial

A detecção do HLA-B27 pela reação em cadeia da polimerase (PCR) mostra-se o método mais resolutivo, sendo a PCR executada com a utilização de primers específicos direcionados ao gene HLA, locus B*27, conferindo sensibilidade e reprodutibilidade superiores quando comparados a outros métodos diagnósticos.

NOME DO EXAME:

HLAB27 DETECÇÃO POR PCR

Referências

  1. DEAN, LE. et al. Rheumatology. 2014, v. 53.
  2. KHAN, M. A. et al. Autoimmun Ver. 2007, v. 6, p. 183-189.
  3. RUDWALEIT, M. et al. Ann Rheum Dis. 2011, v. 70, p. 25-31. 4. VAN DER LINDEN, S. et al. Arthritis Rheum. 1984, v. 27, p. 241-249.
Download do arquivo

Pesquisa de
satisfação

Priorizando o melhor atendimento para você, nosso cliente, criamos essa pesquisa.
Com ela, buscamos entender como melhorar ainda mais nosso relacionamento.

Participe
Selo Pesquisa de satisfação Pesquisa de satisfação