Doença Celíaca

Categoria: Notícias | Data: 22.07.2022
Doença Celíaca

A doença celíaca (DC) é uma desordem de natureza autoimune que ocorre em individuos geneticamente predispostos, sendo desencadeada pela exposição dessas pessoas ao glúten. O glúten é uma mistura de proteínas existentes em cereais, como trigo, centeio, cevada e aveia.

Estudos epidemiológicos recentes estimam que essa doença é mais frequente do que anteriormente se acreditava, apesar de sua frequência ainda ser subestimada. Sabe-se hoje que a DC atinge pessoas de todas as idades, comprometendo principalmente crianças de 6 meses a 5 anos.

Diagnóstico laboratorial

O diagnóstico pode ser feito por critérios clínicos, histológicos (biópsia intestinal), sorológicos e moleculares. O diagnóstico sorológico da doença celíaca baseia-se na detecção de autoanticorpos, sendo mais comumente empregados os testes antigliadina, antiendomísio e antitransglutaminase tecidual. Diversos estudos mostram sensibilidade e especificidades superiores nos testes que realizam a detecção de IgA específica para esses antígenos, resultando em melhor correlação clínica quando comparados à detecção de IgG e IgM.

Por ser uma doença multifatorial que envolve fatores ambientais, genéticos e imunológicos, a pesquisa dos marcadores genéticos HLA-DQ2 e HLA-DQS tem sido cada vez mais utilizada.

Para fechar o diagnóstico de DC é necessário combinar a clínica, a análise laboratorial e histopatológica. Sabe-se que os marcadores DQ2 e DQ8, componentes do antígeno leucocitário humano (HLA), estão associados à doença celíaca. Para a investigação da doença celíaca, estes marcadores atuam como etapa no diagnóstico de exclusão.

O risco genético para o desenvolvimento da Doença Celíaca, em 95% dos casos, está relacionado com a presença dos alelos do halótipo HLA-DQ2 (DQA*0501 e DQB*0201) ou HLA-DQ8 (DQA1*03 e DQB1*03:02). Desta forma, se o suspeito de doença celíaca não apresentar estes marcadores, a probabilidade de se confirmar a hipótese diagnóstica é muito baixa. Portanto, tendo alto valor preditivo negativo, ou seja, DQ2 e DQ8 negativos excluem o diagnóstico de DC com confiança de 99%.

Este estudo de halótipos é especialmente recomendado nos casos de biópsia de jejuno inconclusiva ou para pacientes onde a biópsia não é uma opção de diagnóstico; para isto recomenda-se combinar os resultados com a pesquisa dos anticorpos antiendomísio, e antitransglutaminase.

 

O exame para diagnóstico da Doença Celíaca está disponível no Laboratório Bom Pastor. Entre em contato e agende.

Download do arquivo

Pesquisa de
satisfação

Priorizando o melhor atendimento para você, nosso cliente, criamos essa pesquisa.
Com ela, buscamos entender como melhorar ainda mais nosso relacionamento.

Participe
Selo Pesquisa de satisfação Pesquisa de satisfação