O vírus da Febre Amarela (YFV) pertence à família Flaviviridae gênero Flavivirus, um grupo constituído de aproximadamente 60 vírus relacionados, muitos dos quais causam sérias doenças humanas.
Existem dois ciclos de transmissão do YFV, um ciclo silvestre e um ciclo urbano. No ciclo silvestre, o vírus circula entre os primatas não humanos e em alguns marsupiais susceptíveis. A transmissão ocorre através da picada de certas espécies de mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes. O ciclo urbano é caracterizado pela circulação do vírus entre os seres humanos e é transmitido pela picada do mosquito da espécie Aedes aegyti, um vetor doméstico.
As manifestações clínicas desta infecção variam consideravelmente, com formas assintomáticas a casos com sintomas não específicos associados com uma doença sistêmica caracterizada por febre, prostração, comprometimento do fígado, baço e funções cardíacas, manifestações hemorrágicas e choque. O período de incubação é de 3 a 6 dias após a picada do mosquito infectado.