Os nemátodos, vermes de corpo redondo, encontram-se frequentemente nos peixes marinhos em todo o mundo. Anisakis simplex e Pseudoterranova decipiens, pertencentes à família Anisakidae, são as espécies mais frequentemente envolvidas em casos de infecção em humanos causados por nemátodos.
Os anticorpos da classe IgE estão associados às doenças atópicas, principalmente a rinite, asma e dermatite atópica, mas também possuem relação aos mecanismos de defesa imunológica contra parasitas. Nas infecções parasitárias, o aumento das concentrações de IgE ocorre durante as fases metazoárias, com aparente associação entre níveis crescentes de invasão do tecido e níveis crescentes de IgE. A resposta imunológica e alergênica às parasitoses intestinais é variável e pode ser caracterizada em aguda e crônica, sendo na fase aguda o desenvolvimento de uma resposta específica ao parasito que é caracterizada por marcada eosinofilia e altos níveis de IgE específica.
A presença de IgE detectável não indica, necessariamente, doença alérgica, tampouco a sua ausência a exclui. Não há como interpretar a dosagem de IgE específica dissociada da anamnese e de outros exames complementares.