O CA242 é um marcador tumoral que pode ser utilizado como
auxiliar no diagnóstico laboratorial de tumores gastrointestinais, especialmente o câncer de pâncreas e o câncer colorretal. Sua estrutura antigênica é formada por carboidratos contendo ácido siálico, ligados a proteínas e lipídios da membrana celular. Pode ser detectado no soro no mesmo complexo macromolecular dos marcadores CA50 e CA19-9. Entretanto, apresenta diferenças antigênicas que permitem caracterizá-lo como um diferente marcador tumoral. Os níveis séricos em geral são baixos em pessoas saudáveis bem com em doenças benignas, enquanto níveis elevados são comumente encontrados em pacientes com câncer gastrointestinal.
O CA242 não deve ser utilizado isoladamente para estabelecer uma prova clínica de malignidade, mas pode ser usado como um parâmetro auxiliar no diagnóstico, em conjunto com a avaliação clínica e demais exames complementares.
Sua principal aplicação é auxiliar no diagnóstico laboratorial
especialmente do adenocarcinoma de pâncreas, geralmente
em conjunto com as dosagens de CEA e CA19-9. Os estudos
mostram que o CA242 apresenta sensibilidade discretamente
inferior ao CA19-9 no diagnóstico do câncer de pâncreas,
porém uma especificidade superior.
DOENÇAS RELACIONADAS
Gastrintestinais: Hipersensibilidade gastrintestinal imediata,
Síndrome da alergia oral, Esofagite, Gastrite, Gatroenterocolite eosinofílica alérgica, Enteropatia, Proctite, Enterocolite induzidas por proteína alimentar